31 3686.1240   31 99581.1390

Projetos Institucionais

A cada série os alunos realizam um projeto que, além de constituir um grande desafio, exige a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e leva o aluno a uma aproximação e integração gradual com o mundo empresarial e do trabalho.

O PROJETO TUTORIA apresenta ao aluno da 1a. série o mundo empresarial para que, através de suas próprias observações, possa construir os conceitos básicos da administração e do empreendedorismo. O projeto é constituído de encontros programados entre alunos e empresários, entrevistas com empresários, visitas técnicas, palestras, excursões, relatórios e atividades interdisciplinares que conduzem a uma reflexão sobre a vida profissional.

Através do PROJETO VITRINE, os alunos são chamados a buscar uma oportunidade de negócio no mercado, testar sua aceitação através de pesquisa e elaborar um projeto de implementação do empreendimento, desenvolvendo todos os estudos técnicos de viabilidade econômico-financeira, necessidades de investimento, estratégias de marketing etc.

Os planos de negócios são submetidos a três bancas examinadoras: 2 bancas internas compostas de professores da Escola e a banca final composta de empresários.

O Projeto EMPRESA SIMULADA, conhecido no mundo como Training Firms, Practice Firm ou Virtual Enterprise, é diferenciada pela sua dinamicidade e interação com outras empresas de outras escolas em nível mundial. São considerados três níveis de relacionamento:

Sendo assim, as Empresas Simuladas tem uma ambiência externa que lhes dá condições de atuar de maneira análoga à realidade das empresas. O treinamento do aluno extrapola o escritório de treinamento e passa a desenvolver-se então em empresas similares às empresas reais. Dessa maneira os estudantes vivem o grande desafio do “aprender a aprender”, em todos os níveis hierárquicos, a fim de se formarem melhores gerentes-empreendedores, tomadores de decisão e implementadores de ações.

Após as experiências vividas através dos três projetos anteriores, o aluno estará preparado para desenvolver, com maturidade, a última etapa de seu processo de integração ao mercado de trabalho: o ESTÁGIO SUPERVISIONADO em empresas, norteado por um projeto de atuação à altura da qualificação alcançada pelo aluno.

Projetos Desenvolvidos pela EFG-FPL

• Jovem Legal: A responsabilidade da EFG FPL vai muito além do desenvolvimento de conteúdos, habilidades e competências para a continuidade dos estudos e para a preparação para o trabalho. Nosso compromisso é, ainda, com a formação integral de nossos jovens para a academia, para o mercado e para a vida. Queremos formar jovens competentes, empreendedores, cidadãos éticos, pessoas conscientes, que façam escolhas acertadas para suas vidas, alcancem sucesso e sejam felizes. Abordar temas transversais aos diversos conteúdos estudados, e intrínsecos à vida nesta fase de desenvolvimento é extremamente importante e fundamental.

Para atender a esta necessidade, desenvolvemos junto aos alunos o projeto “Jovem Legal: prazer, saúde, responsabilidade e sucesso”, por meio do qual são abordados temas que fazem parte integrante e intensa da vida dos jovens, especialmente sexualidade e contato/uso de drogas, temas polêmicos, mas necessários e imprescindíveis em sua formação.

• OBA: A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Este projeto oportuniza o avanço de estudos de física, química e artes de forma lúdica e criativa, além de permitir o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe e criar um grande vínculo entre professor e aluno.

• OBM: A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto que visa interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática no País estimulando alunos e professores a um desenvolvimento maior propiciado pelas condições oferecidas para o desenvolvimento do projeto. Jovens talentos são descobertos e premiados.

• Sarau Literário: Momento artístico cultural. Os alunos da EFG FPL, orientados por professores de várias disciplinas, produzem e apresentam material artístico literário.