Dúvidas? Vamos conversar!
Precisa de ajuda?
Converse conosco!

Clique no canal abaixo.
EFG
Sebrae
Estou On-Line
História

A Escola Sebrae EFG-FPL teve seu início em 1996

A Escola Sebrae EFG-FPL teve seu início em 1996, representando a concretização de ideais da comunidade. A Escola surgiu da esperança e do movimento de pais, educadores e empreendedores da cidade para desenvolver um projeto inovador e transformador da formação de nível médio.

A opção pela formação técnica veio atender também às expectativas das pessoas da comunidade, que expressavam seus anseios e a esperança de concretizar, no município, propostas diferentes de educação para jovens. Desta forma, com o apoio de diversos segmentos - empresas e órgãos públicos - Pedro Leopoldo foi escolhida para abrigar uma franquia da Escola do Sistema de Formação Gerencial do Sebrae Minas.

Em 2022, seguindo os padrões estabelecidos pela nova lei, a Escola iniciou a implementação do Novo Ensino Médio, contemplando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e os Itinerários Formativos.

O curso Técnico em Administração foi reorganizado e passou a corresponder ao Itinerário Formativo de Educação Profissional, mantendo sua qualidade e expertise na preparação técnica para o mercado.

Marca

A Escola Sebrae EFG-FPL recebeu o nome de Theotonio Baptista de Freitas (1879-1975), figura histórica de meados do século XX que implementou, com sua trajetória de vida, um conjunto de ações empreendedoras marcadas pelo seu dinamismo e espírito público, que fizeram história na comunidade.

Seu nome se fez pela atuação no âmbito da política e do desenvolvimento do município. Pioneiro da Indústria Calcária, fornecia brita e cal à siderurgia e à construção civil de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Doou grande parte da cal usada na construção da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e forneceu cal e pedra para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Foi um dos primeiros grandes empregadores de Pedro Leopoldo, fundador e presidente da Associação Comercial da cidade. Em 1955, nas jazidas calcárias de sua fazenda “Manoel Carlos”, fundou a Fábrica de Cimento Cauê.

A educação também recebeu a marca de sua presença, deixando um legado que aponta a importância do apoio a ações que visem à melhoria da Educação. Destaca-se o Colégio Imaculada Conceição que recebeu, de suas mãos, força inestimável para se solidificar na cidade.

Esta Escola inovadora recebe, pois, o nome de um empreendedor ligado às tradições ruralistas do município, e que se adiantou ao seu tempo. Soube empreender e trabalhar produtivamente, conseguiu articular seus parceiros em torno de projetos que ainda hoje são significativos. A força de seu exemplo levou os fundadores da Escola a acreditarem que Theotonio não seria apenas um nome, mas uma marca.

QUER PODER ESCOLHER SEU FUTURO? NA ESCOLA SEBRAE VOCÊ PODE!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • shape
  • shape
  • shape
  • shape